quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Led Zeppelin - Kashmir

Os Led Zeppelin são uma banda única no mundo da música. Ao longo de cerca de 13 anos que existiram nunca trocaram de formação (excepto nas reuniões pontuais que aconteceram depois do fim da banda).
A formação da banda era Robert Plant (vocalista), Jimmy Page (guitarrista), John Paul Jones (baixista) e John Bonham (baterista).
A banda foi fundada em 1968 depois de Jimmy Page ter saído dos Yardbirds (alias, New Yardbirds foi o 1º nome da banda) e terminou em 1980, com a morte trágica do baterista John Bonham.
Musicalmente a banda é uma das mais importantes da história do Rock, juntamente com Deep Purple e Black Sabbath, definiram tudo aquilo que seria o Rock mais pesado e o Metal.
A banda também usava nas suas músicas elementos de folk, blues, jazz e progressivo.
O auge do sucesso da banda aconteceu em 1972 com o lançamento do seu 4º álbum, conhecido por "Led Zeppelin IV", também conhecido por Zoso devido aos símbolos que identificavam cada elemento da banda. Neste álbum estavam presentes os inevitáveis sucessos "Stairway To Heaven" e "Black Dog".
A aura de misticismo e a quantidade de histórias, até mesmo lendas, à volta da banda também a tornaram tão adorada, não só pela sua qualidade musical mas também por este lado mais obscuro e sombrio.
Esta música "Kashmir" é retirada do álbum de 1975 "Physical Graffiti" e mostra-nos a banda sob influência de escalas musicais orientais, uma autêntica viagem pela música asiática (seguindo já o que os Beatles tinham feito alguns anos antes). A música conta com um riff bastante marcante durante toda a música que segundo a "lenda", era um exercício que o Jimmy Page fazia no seu aquecimento antes de tocar. A letra mística, a forma louca como Robert Plant canta, em especial os seus berros agudos e a parte rítmica forte e sem tréguas, fazem desta música um caldo perfeito, a mistura perfeita entre a música oriental e o Hard Rock ocidental.
A última aparição da banda foi 2007, num concerto de homenagem a Ahmet Ertegun, fundador da Atlantic Records, em que Jason Bonham ocupou na bateria o lugar que foi do pai.
A banda é tão cultuada também em parte porque durou "pouco tempo" e nesse tempo quase não lançou nada que desagradasse à maioria dos fãs, como é normal em todas as bandas, é impossível ser quase unânime por muito tempo.
Para vocês: Led Zeppelin - Kashmir

3 comentários: