quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Pantera - Cemetery Gates

Os Pantera são uma banda Norte Americana, fundada em Dallas em 1981.
A história da banda é curiosa e termina de forma extremamente trágica.
A nível sonoro a banda tem 2 fases completamente distintas, dependendo do vocalista diferente que cada 1 delas teve.
Na 1ª fase até 1988 a banda tocava 1 Hard Rock bem alegre com algumas músicas de Power Metal, o vocalista era Terry Glaze, nesta fase a banda era claramente influenciada por Van Halen, KISS e Judas Priest. A 2ª fase da banda bastante + extrema e pesada começou a aparecer em 1988 quando Phil Anselmo substituiu o anterior vocalista, nesta 2ª fase a banda mantinha a influencia de Judas Priest mas também se mostrava influenciada por bandas + pesadas como Slayer e o seu Thrash pesado mas também de bandas como Anthrax e Suicidal Tendencies, com o seu Metal + funkeado, o que ficou conhecido por Groove Metal. A banda em ambas as fases era completada com Dimebag Darrel (guitarra) Rex Brown (baixo) e Vinnie Paul Darrel (bateria).
A música aqui apresentada "Cemetery Gates" é um dos maiores sucessos da banda e é retirada do 5º álbum de originais da banda "Cowboys From Hell" (para a banda e muitos fãs é o 1º verdadeiro álbum). Este álbum lançado em 1990, foi o 1º sucesso comercial da banda e marcou a mudança no seu estilo.
Apesar disso esta música ainda apresenta as influencias antigas do Metal + Tradicional de bandas como Judas Priest e Black Sabbath. De Black Sabbath temos aqui o ritmo cadenciado da bateria e baixo e de Judas Priest a guitarra virtuosa de Dimebag Darrel e também a voz com grande alcance nos agudos de Phil Anselmo.
Depois deste álbum a banda continuou o seu trajecto com um Metal cada vez mais pesado e com influencias de Hardcore, em especial nos vocais gritados, quase guturais.
A banda nunca chegou a terminar oficialmente mas em 2004 Dimebag Darrel foi assassinado em palco quando tocava com a sua banda Damageplan e as hipóteses de 1 reunião terminaram.
Para vocês: Pantera - Cemetery Gates



Um comentário:

  1. É uma banda que ainda conheço muito pouca coisa e que, tenho de procurar mais coisas. :)
    É muito bom.

    ResponderExcluir