quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Steve Vai - For The Love Of God

Steve Vai é um famoso e extremamente virtuoso guitarrista dos Estados Unidos da América.
A partir do início dos anos oitenta Steve Vai esteve sempre envolvido com os maiores nomes da música. Começou na banda de Frank Zappa o que só por si atesta a sua qualidade. Depois teve a responsabilidade de substituir, o já famoso, Yngwie Malmsteen nos Alcatrazz, banda de Graham Bonnet, onde ele se saiu de forma exemplar, ainda nos anos oitenta tocou na banda solo de David Lee Roth e em 1989 juntou-se aos Whitesnake onde permaneceu até ao fim da tournée do álbum "Slip Of The Tongue". Em 1996 juntou-se com Joe Satriani, o seu professor de guitarra na adolescência e formaram o G3, projecto que levava ao público os melhores guitarristas da actualidade.
Vai ficou também famoso por dar o seu nome a uma linha de guitarras da marca Ibanez, as JEM que têm a assinatura de Steve Vai.
O primeiro álbum a solo de Steve Vai, foi "Flexable" lançado em 1984.
Steve Vai também fez a aparição em vários filmes sendo o mais famoso "A Encruzilhada" em que ele era um guitarrista com um pacto com o diabo, contracenou com Ralph Macchio que era um jovem guitarrista o derrotou num duelo, a guitarra dobrada por Macchio foi na verdade tocada por Ry Cooder, a composição escrita para o filme "Eugene's Trick Bag" escrita pelo próprio Steve Vai.
O som da Vai é muito difícil de catalogar num só estilo, porque vai desde o Hard Rock mais tradicional, a sons completamente espaciais, próximos de Pink Floyd, passando por temas de Jazz e de música tradicional de cada país, como no álbum "Alive In An Ultra World". O som de Vai é um verdadeiro caldo de fusão de estilos diferentes e é isso que o torna tão único na história da música.
A música "For The Love Of God" é retirada do segundo álbum de Vai, "Passion & Warfare" de 1990, este álbum foi gravado enquanto Vai estava em tournée com os Whitesnake, tendo mesmo a participação de David Coverdale, Adrian Vandenburg e Rudy Sarzo, companheiros nos Whitesnake. Vai teve também oportunidade de mostrar o seu trabalho a solo nos concertos dos Whitesnake como pode ser confirmado no alinhamento do concerto dos Whitesnake em 1990 no Festival de Donington, em que a música "For The Love Of God" foi tocada.
Esta faixa é um resumo de todas as qualidades técnicas e de sentimento que Steve Vai consegue mostrar quando toca na sua Ibanez. A música é calma mas extremamente viajante embora tenha uma parte em que a guitarra de Vai fica extremamente rápida com o seu aprumo técnico mas os restantes elementos continuam no seu ritmo cadenciado.
O vídeo da música mostra algumas cenas do pior que se passou no século XX mas também várias imagens de esperança o que me faz pensar que quase vinte anos depois muito pouco mudou na relação do Homem com o Homem.
Esta música é puro amor, algo completamente transcendental, de difícil percepção, de difícil assimilação mas algo tão grandioso que só é tangível abrindo a mente e os sentidos, não consegue ser transformado em palavras apenas percepcionado e sentido através dos sentidos e da abertura da mente. Posso afirmar que Steve Vai e a guitarra são um só, tal como um homem e uma mulher quando estão na cama e fazem amor. Steve Vai faz amor com a sua guitarra.
Para vocês: Steve Vai - For The Love Of God

Um comentário:

  1. estava mesmo a espera do ultimo paragrafo durante todo o texto! exa a conclusao perfeita pra musica e ela veio! melhor que nunca! essa msk eh uma das musicas instrumentais de guitarra que mais me dizem e mais me tocam!

    fantastica!

    ResponderExcluir