terça-feira, 25 de maio de 2010

Jason Becker - Altitudes

Jason Becker é um dos maiores ícones do virtuosismo numa guitarra. É também uma história trágica mas heróica de superação.
Famoso desde 1986 quando ainda tinha dezassete anos e foi contratado pela Shrapnel Records de Mike Verney, logo criou juntamente com Marty Friedman os Cacophony, em 1990, após o final dos Cacophony é contratado por David Lee Roth para entrar na sua banda a substituir Steve Vai. Nesta banda grava o álbum "A Little Ain't Enough" e ainda durante as gravações começa o seu pesadelo. É-lhe diagnosticada esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa e incapacitante sem cura. As perspectivas médicas apontavam para mais cinco anos de vida, mas vinte já passaram e Becker continua a lutar pela sua vida. Apesar de não conseguir ter controlo e movimento em nenhum dos membros, Becker é um exemplo e continua a dar entrevistas, carregadas de humor e continua ainda a compor, a sua comunicação é efectuada através de um computador especial que detecta o movimento do globo ocular.
A carreira a solo de Jason Becker poderia ter sido assombrosa e ele mereceria estar ao nível de nomes como Joe Satriani e Steve Vai.
A solo Becker tem gravados apenas dois álbuns de originais. O seu primeiro álbum "Perpetual Burn" foi lançado em 1988. O seu segundo álbum "Perspective" lançado em 1995 é um feito totalmente histórico, porque Becker já estava totalmente afectado pela sua doença e não tocou nele, mas compôs todas as suas músicas. Após estes dois álbuns Becker mais uma série de demos e sobras antigas. Tem também uma colectânea com a participação de Marty Friedman, Greg Howe, Joe Satriani, Michael Lee Firkins, Steve Vai, e Steve Hunter.
A faixa "Altitudes" é retirada do primeiro álbum a solo de Becker, lançado quando o guitarrista tinha apenas dezanove anos e demonstra uma qualidade assombrosa.
Esta faixa é plena de técnica, virtuosismo e tem um feeling, um sentimento e uma alma incríveis. Becker consegue juntar a sua técnica impressionante a um sentimento a tocar que nos toca a alma, ainda mais depois de saber a sua história.
Para vocês: Jason Becker - Altitudes

Nenhum comentário:

Postar um comentário