Barclay James Harvest é uma banda de Rock Progressivo Britânica.
Fundados em 1966, a banda já passou por cinco décadas diferentes a mostrar a sua arte musical às diversas gerações.
A banda era formada por John Lees (voz e guitarra), Les Holroyd (baixo, guitarra, teclados e voz), Stuart "Woolly" Wolstenholme (voz, teclados e guitarra) e Mel Pritchard (bateria), em 1980 Stuart "Woolly" Wolstenholme sai da banda mas os restantes continuam a compor novo material, lançar álbuns e a fazer tournées por volta de 1999 Wolly volta a compor e a tocar com elementos da banda. Em 2004 morre o baterista Mel Prichard e os restantes elementos da banda continuam.
A discografia da banda é muito extensa e compreende também álbuns lançados sob o nome de "John Lees' Barclay James Harvest" e os últimos com o nome "BJH feat. Les Holroyd".
O som da banda é comparável ao de Pink Floyd, com as suas improvisações e com os seus arranjos extremamente bem cuidados e cheios de sons espaciais e algum psicadelismo. A esta banda é "creditada" a popularização do teclado mellotron nos anos setenta.
A faixa "In My Life" é retirada do terceiro álbum de originais da banda. O álbum "Time Honoured Ghosts" lançado em 1975.
A faixa "In My Life" é uma viagem musical, o seu início é bastante próximo ao Hard Rock Blues do final dos anos sessenta, mas logo a faixa ganha um textura ligeiramente mais experimental, com um arranjo acústico e com a bateria com diversas mudanças de ritmo, bem típicas do Progressivo. O teclado também é típico do Progressivo, extremamente ambiental e com efeitos bem espaciais. No solo volta o psicadelismo do Hard Rock Blues do início da faixa.
Para vocês: Barclay James Harvest - In My Life
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário