sexta-feira, 31 de julho de 2009

Angra - Lisbon

Angra é uma banda de Power Metal com alguns traços de Metal Progressivo, brasileira, fundada em 1991. Apesar de no Brasil serem categorizados como Metal Melódico eu não uso essa categorização porque para mim não existe, tal como não existe como estilo musical Hair Metal ou Glam Metal.
Os Angra sempre foram conhecidos por nas suas formações terem músicos de técnica irrepreensível, o que levava a sua música a outro nível, usando também, em alguns casos, instrumentos e ritmos tipicamente brasileiros.
Apesar de todas as confusões que a banda teve entre elementos da banda, advogados e empresários a banda voltou este ano à estrada e está prometido um novo álbum. Da formação original ainda se mantêm os 2 guitarristas e principais compositores da banda Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt, tendo este ano regressado à banda o baterista original Ricardo Confessori, que esteva fora da banda desde 1999. A banda actualmente completa-se com Edu Falaschi na voz e Filipe Andreolli no baixo.
A música que escolhi é "Lisbon" retirada do 3º álbum da banda "Fireworks", último de originais com a formação original.
Este álbum é mais orientado para o Metal e não disponha de quase nenhuns elementos tupiniquins que os anteriores tinham. Neste álbum a banda era composta por: André Matos como vocalista, Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt como guitarristas, Ricardo Confessori como baterista e Luís Mariutti como baixista.
A música "Lisbon" mostra-nos a belíssima voz de André Matos, mas também a qualidade nos arranjos que a banda fazia e a força das suas guitarras extremamente técnicas.
Para vocês: Angra - Lisbon

Alice Cooper - Poison

Alice Cooper é uma banda de Hard Rock norte americana que se confunde com o seu líder e fundador de chamado de "Alice Cooper" mas que tem como verdadeiro nome Vincent Furnier.
Esta banda fundada ainda em finais dos anos 60 foi uma das maiores inspiradoras e pioneiras no que diz respeito à música mais pesada. O seu primeiro álbum saiu ainda em 1969, tendo a banda sido apadrinhada pelo Frank Zappa, outra lenda da história da música.
Donos de uma performance de palco completamente nova e teatral que incluía pinturas carregadas, decapitações, sangue e explosões, o nível cénico do espectáculo com Alice Cooper foi levado a níveis impensáveis.
O som da banda passou por várias alterações ao longos dos anos e atingiu um admirável segmento de públicos. O som deles começou por ser um Rock tipo Beatles, depois teve uma fase mais Hard Rock dos 70s, no fim dos 70s e inicio dos anos 80 ficou um Rock mais dançável, nos anos 80 ficou Hard Rock dos 80s, e depois nos anos 90 ganhou peso e tornou-se em algumas músicas Heavy Metal.
Pela banda de Alice Cooper passaram também alguns nomes incontornáveis na história do Hard Rock como, Kip Winger, Al Pitrelli, Hugh McDonald, entre muitos outros.
Esta música "Poison" é tirada do álbum "Trash" de 1989 e é um exemplo do que foi a fase Hard Rock nos anos 80 da banda. Dona de um riff de guitarra marcante e acima de tudo de um refrão daqueles que apetece gritar a plenos pulmões. Alice Cooper mostra a todos a sua capacidade de regeneração e de atingir novos públicos ao longo de 40 anos de carreira.
Para vocês: Alice Cooper - Poison

Bad Company - Bad Company

Os Bad Company são uma banda de Hard Rock britânica fundada em 1973 por Paul Rodgers (vocalista) quando os Free se dissolveram.
Na formação original encontravam-se também Simon Kirke (bateria), Mick Ralphs (guitarra) e Boz Burrell (baixo).
Apesar de britânicos os Bad Company sempre tiveram um maior sucesso nos Estados Unidos, talvez devido às influências negras de Rhythm & Blues que Paul Rodgers tinha na sua forma de cantar.
Esta música "Bad Company" é retirada do 1º álbum da banda, o seu maior sucesso de vendas "Bad Company", que além desta música tem como marcos da qualidade do álbum outros sucessos da banda como "Seagull" e "Can't Get Enough".
Esta música aqui apresentada é um belo exemplo do Hard Rock setentista e com tom de Rhythm & Blues que a banda nos apresenta, além do tom ligeiramente sombrio que tem só conseguindo ter uma certa luminosidade no solo de guitarra. Apesar disso é uma música brilhante e que não vai deixar os fãs de Hard Rock que não a conhecem, desiludidos.
Para vocês: Bad Company - Bad Company

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Quiet Riot - Cum On Feel The Noize

Quiet Riot é uma banda de Hard Rock norte americana fundada em 1975 e na sua formação original contava com Kevin Dubrow como vocalista e com o fenómeno da guitarra Randy Rhoads, que ficaria famoso pelo que fez na banda de Ozzy Osbourne e pela sua morte prematura.
Pioneiros do estilo nos Estados Unidos da América (seguiram o que Alice Cooper e KISS começaram a fazer em termos de som e de espectáculo) como costuma dizer Dee Snyder, os Quiet Riot fizeram na costa este o que os Twisted Sister fizeram na costa leste e abriram assim uma proposta de som extremamente alegre e festiva que marcou depois quase todas as bandas de Hard Rock dos anos 80.
Nos Estados Unidos da América a banda é categorizada como Heavy Metal por isso na história ficou que o álbum "Metal Health" foi o 1º de Heavy Metal a ser nº1, eu não concordo com essa categorização e pra mim Quiet Riot é, foi e sempre será Hard Rock.
Apesar de nos anos 70 terem 2 álbuns gravados a banda não os conseguiu lançar nos Estados Unidos por isso aquela formação da banda separou-se.
No inicio dos anos 80 e já com uma formação estabilizada, além de Kevin Dubrow como vocalista a banda contava com o guitarrista Carlos Cavazo, com o baterista Frankie Banali e com o baixista Rudy Sarzo.
Em 1983, lançam o seu álbum "Metal Health" que continha esta cover de Slade "Cum On Feel The Noize" e atingem o sucesso repentino e inesperado, este álbum atingiu nos Estados Unidos 6 platinas, atingindo também o nº1 na tabela da Billboard.
A música apresenta um resumo do que seria o Hard Rock nos anos 80, festa, alegria e muito barulho como temática da letra, instrumentalmente era uma cover bem + pesada que a original marcada pelos vocais agudos e rasgados do Kevin Dubrow e com a competência e feeling dos outros integrantes da banda.
Para vocês: Quiet Riot - Cum On Feel The Noize

Tierra Santa - Pegaso

Tierra Santa é uma banda de Power Metal espanhola, formada em 1997.
Em 1998 eles lançam o seu 1º álbum de originais, "Medieval",
Esta banda espanhola apresenta-nos uma Power Metal épico, com guitarras a alta velocidade, bateria com duplo bombo e interpretações vocais cheias de emoção e com um performance muito teatral e poderosa, de acordo com a temática das músicas. Outra caracteristica interessante da banda é ter algumas progressões nas suas músicas bastante parecidas com Folk Metal.
A temática das letras é quase sempre sobre tempos medievais, figuras históricas e batalhas importantes ou até seres e factos mitológicos, sendo de destacar a presença de músicas sobre Joana D'Arc, El Cid, Dracula, Hamlet, Sodoma & Gomorra, Vikings, entre muitos outros.
Esta música "Pegaso" é de 2001 e retirada do álbum "Sangre De Reyes" e apresenta todas as caracteristicas épicas do som da banda. Este álbum é o quarto de originais da banda, o que prova a capacidade de composição da banda que entre 1998 e 2001 lançou 1 álbum por ano, coisa bastante rara na época, actualmente é ainda mais rara.
Para vocês: Tierra Santa - Pegaso

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Lionsheart - Can't Believe

Lionsheart é uma banda britânica fundada em 1991 pelo, já lendário, Steve Grimett, ex-vocalista dos pioneiros da NWOBHM, Grim Reaper.
Esta banda de Hard Rock ao longo dos seus quase 20 anos de carreira apenas lançou 4 álbuns de originais.
Apesar de nunca ter tido sucesso esta banda conseguiu uma carreira sólida e verdade seja dita, não deixa nada a desejar às bandas de Hard Rock que atingiram sucesso, apenas apareceu no cenário, tarde demais.
Esta música "Can't Believe" é do álbum de 1992 "Lionsheart" e é uma belíssima música Hard Rock com uns óptimos coros um solo com um tom muito limpo e rápido, mas cheio de feeling, a voz poderosa de Steve Grimett é também destaque inevitável.
Para vocês: Lionsheart - Can't Believe

Tarantula - Lusitania

Os Tarântula são um grupo de Heavy Metal português.
Estes pioneiros dos sons pesados em Portugal fundaram-se em Gaia em 1981.
Liderados pelos irmãos Barros, Paulo (guitarrista) e Luís (baterista) a banda só em 1987 consegue lançar o seu primeiro álbum, de nome "Tarântula", o primeiro de Heavy Metal lançado em Portugal por uma banda portuguesa.
Em 1989 entra para a banda o vocalista Jorge Marques e em 1994 entra o baixista José Aguiar, sendo esta a formação que se mantem até aos dias de hoje.
A banda já teve oportunidade de ser banda de abertura de bandas como Manowar, Deep Purple, Helloween, Rhapsody, entre outras.
O som da banda é um competente Power Metal com alguns flirts com o Hard Rock e o Heavy Metal + tradicional, marcado pelos vocais agudos e épicos, pelas guitarras rápidas, pela bateria com duplo bombo e com o baixo veloz e cadenciado.
A música aqui apresentada "Lusitânia" é retirada do álbum "Kingdom Of Lusitânia" de 1990, o segundo de originais da banda.
A música é um poderoso hino Heavy Metal com tudo o que os Tarântula sempre deram de bom à música, o peso e o melodia na dose certa, a velocidade e o virtuosismo sem esquecer uma técnica irrepreensível.
Para vocês: Tarântula - Lusitânia

Hardline - Hot Cherie

Hardline é uma banda norte americana de Hard Rock formada em 1991 pelos irmãos Gioeli, pelos Journey, Neil Schoon e Dean Castronovo e por Todd Jensen.
Na segunda "encarnação" da banda já em pleno século XXI apenas ficaram os irmãos Gioeli, tendo os outros elementos sido substituídos por outros instrumentistas de classe como é o caso do Josh Ramos que substituiu o Neil Schoon.
O som da banda era do mais puro Hard Rock de inicio dos 90s, tipo Tyketto, com alguns pequenos toques de AOR dos 80s, uma mistura perfeita que agradou a todos os fãs de Hard Rock.
Os Hardline já não chegaram a atingir o sucesso mas ainda tiveram a oportunidade de ser banda de abertura dos Mr. Big.
Em 1992 saiu o seu 1º álbum de originais "Double Eclipse" de onde foi retirada esta música "Hot Cherie" que é um cover do Danny Spanos de inicio dos anos 80.
A música nesta versão é marcada essencialmente pela voz forte de Johnny Gioeli mas também pela guitarra limpa e precisa do mestre do AOR Neil Schoon.
Para vocês: Hardline - Hot Cherie


Videos tu.tv

terça-feira, 28 de julho de 2009

Heart - Alone

Heart é uma banda norte americana de Seattle formada no inicio dos anos 70.
Liderada pelas irmãs Wilson, Ann (vocalista principal) e Nancy (guitarrista solo), a banda conseguiu atingir o sucesso nos anos 70 com a música "Barracuda" mas depois passou por um período de esquecimento, só se recuperando em meados dos anos 80 quando atingiu um sucesso ainda maior com música como "Alone" e "What About Love" voltando nos anos 90 a cair num período de ostracismo devido a toda a alteração na cena musical.
Esta música "Alone" foi um enorme sucesso, tendo atingido o nº1 nos tops norte americanos em 1987, a música foi retirada do álbum "Bad Animals".
Marcada por ser liderada por mulheres esta banda apresenta também todas as caracteristicas que a levaram ao topo do Hard Rock, melodias com algum peso mas sem perder os traços melódicos, vocal forte mas harmonioso, secção rítmica competente e belíssimos solos de guitarra, talvez a maior imagem de marca do Hard Rock.
Para vocês: Heart - Alone

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Evenrude - Desperado

A Escandinávia é um viveiro de belissimas bandas de Hard Rock desde sempre, dos mais conhecidos: Europe, Stage Dolls, Pretty Maids, TNT e Treat, até aos + recentes Wig Wam, H.E.A.T., Lordi, etc.. Aquela zona do globo é fértil em muito do melhor Hard Rock.
A banda Evenrude não foge à regra, apesar de não ter passado do underground o seu som é altamente competente e poderia com um pouco de sorte ter atingido o estatuto de outras bandas, porque qualidade de som não lhes falta.
O guitarrista/baixista/teclista desta banda é o actual guitarrista dos Wig Wam, o senhor Trond Holter.
Esta música "Desperado" foi retirada do álbum de 1989. "One Size Fits All" e é um som de altíssima qualidade Hard Rock/AOR, com uma grande aposta nas melodias, que na guitarra, quer nos teclados.
Para vocês: Evenrude - Desperado

domingo, 26 de julho de 2009

RAMP - For A While

Os RAMP são uma banda de Heavy/Thrash Metal de Portugal e formaram-se em 1989.
Já tiveram a honra de ser banda de abertura em Portugal de bandas como Metallica, Iron Maiden Slayer e Sepultura.
A banda lançou este ano o seu 5º álbum de originais "Visions" depois de 6 anos de ausência.
Apesar de internacionalmente não terem atingido o sucesso dos compatriotas, Moonspell, os RAMP conseguiram em meados e finais dos 90s atingir uma boa parcela de público, em especial devido à música "For A While".
Retirada do 3º álbum de originais deles "Evolution, Devolution, Revolution" de 1998 esta balada poderosa teve um interessante sucesso nas rádios, que tornou a banda conhecida para lá do cenário do Metal.
Para vocês: RAMP - For A While

Asia - Only Time Will Tell

Formados em 1981 os Asia foram desde o seu inicio 1 super grupo, pois tinham membros de bandas famosas como King Crimson, Emerson Lake & Palmer, Yes e The Buggles.
O som da banda pode ser considerado de Hard Rock/AOR/Progressivo, marcado pela limpeza das guitarras e também pelos teclados a dar à musica alguns tons espaciais.
Actualmente existem na estrada 2 formações diferentes da banda, a formação original com Geoff Downes (teclados), John Wetton (voz e baixo), Steve Howe (guitarra) e Carl Palmer (bateria) e por outro lado a formação de John Payne (voz e baixo) que conta também com Guthrie Govan (guitarra), Jay Schellen (bateria) e Erik Norlander (teclados).
Esta música "Only Time Will Tell" é retirada do 1º álbum da banda "Asia" de 1982 e é uma música Hard Rock mas com leves atmosferas AOR e Prog.
Para vocês: Asia - Only Time Will Tell

sábado, 25 de julho de 2009

Slaughter - Days Gone By

Slaughter é mais uma das bandas de Hard Rock de finais de anos 80 inícios de anos 90 que ainda conseguiram tocar o sucesso.
Eles formaram-se em 1988 quando o vocalista e guitarra ritmo Mark Slaughter e o baixista Dana Sturm saíram da banda Vinnie Vincent Invasion. A banda foi completada com Tim Kelly na guitarra solo e Blas Elias na bateria.
Em 1990 sai o 1º álbum deles de nome "Slaughter" que consegue vender 2 platinas nos Estados Unidos da América.
Em 1992 sai o 2º álbum deles chamado "The Wild Life" e é desse álbum, surgido já em plena febre grunge que se encontra esta música "Days Gone By". Esta música é uma belíssima "Power Ballad" bem típica dos finais dos anos 80, inicio dos 90s. A letra da música é marcada pelo tom de recordação, seja de um amor ou de uma amizade.
Apesar da queda nas vendas o grupo ainda consegue atingir o prémio de disco de ouro nos Estados Unidos da América.
A principal imagem de marca é a voz aguda e poderosa de Mark Slaughter que dá um tom bastante sombrio às baladas da banda.
Para vocês: Slaughter - Days Gone By

Jaded Heart - Hero

Jaded Heart é uma banda de Hard Rock da Alemanha formada em 1990.
Esta banda não é das mais conhecidas devido à época em que apareceu e às dificuldade que o estilo teve do inicio dos anos 90 em diante.
Até 2004 era a voz de Michael Bormann a principal imagem de marca da banda, desde essa altura o vocalista é o também competente Johan Fahlberg. Actualmente da formação original da banda apenas se mantem o baterista Axel Kruse.
O som da banda navega desde o mais puro Hard Rock dos anos 80 com umas pitadas de AOR e também de alguns riffs mais pesados do Heavy Metal na onda de outras bandas germânicas como Bonfire ou Fair Warning.
Actualmente a banda esta em estúdio a gravar o sucessor de "Sinister Mind" de
2007. Este novo álbum chamar-se-á "Perfect Insanity" e promete ser bastante pesado.
Foi deste álbum "Sinister Mind" que foi retirada esta música "Hero" que é um belo petardo Hard Rock com um toque de Heavy Metal.
Uma das curiosidades engraçadas da banda são as cover fora do normal que eles fizeram até agora, entre elas "Easy Lover" do Phil Collins, "Larger Than Life" dos Backstreet Boys e "Paid My Dues" da Anastacia.
Para vocês: Jaded Heart - Hero

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Firehouse - All She Wrote

Firehouse é mais uma banda norte americana de finais dos anos 80 que ainda conseguiu atingir um patamar considerável de sucesso e de reconhecimento. Sendo que o seu ponto alto foi talvez o facto de em 1992 ter ganho o "American Music Award" para melhor banda nova Hard Rock/Metal contra bandas como Alice In Chains e Nirvana (não sei quem mete estas bandas dentro da categoria, Alice In Chains ainda percebo, agora Nirvana? Enfim!).
Liderada por Cj Snare (vocalista) e Bill Laverty (guitarrista) a banda lançou o seu primeiro álbum "Firehouse" em 1990 e conseguiu 1 assinalável sucesso com o seu Hard Rock alegre, no seguimento do que Bon Jovi veio o fazer nos anos 80. Outro factor de sucesso da banda eram as suas belissimas baladas.
Neste primeiro álbum vinha esta música "All She Brote" que é 1 Hard Rock cheio de feeling e com letra de balada melosa. O refrão desta música é daqueles que todos os amantes do estilo berram até não conseguirem aguentar mais de tão forte e pegajoso que é.
Este álbum conseguiu atingir a marca das 2 platinas nos Estados Unidos da América, prova do seu sucesso.
Para vocês: Firehouse - All She Wrote

Deep Purple - Perfect Strangers

Deep Purple é uma das bandas mais importantes na definição do Hard Rock e até mesmo do Heavy Metal.
Deep Purple, Black Sabbath e Led Zeppelin são vulgarmente chamados de a "trilogia do Rock Pesado".
Apesar disso é uma banda que fica um bocado esquecida na história porque ainda não terminou, apesar de todas as alterações de formação que teve ao longo da história, ainda hoje + de 40 anos depois ainda estão na estrada e é isso que os diferencia de bandas como Led Zeppelin que terminaram à muitos anos e ganharam um estatuto de lenda por via disso, independentemente da qualidade que possuam. No caso dos Led Zeppelin é muito alta.
Os Deep Purple formaram-se em 1968 e da banda original apenas se mantem o baterista Ian Paice, único elemento da banda que esteve em todas as suas formações.
A música que eu escolhi para agora, é de 1984 e é o single "Perfect Strangers" do álbum "Perfect Strangers". Este álbum marcou o regresso da banda aos álbuns, depois da separação da banda em 1976. Este álbum além de um regresso, foi a volta da formação chamada de MkII, a formação mais clássica da banda, que gravou, por exemplo, "Smoke On The Water".
Esta formação era Ian Gillan como vocalista, Richie Blackmore na guitarra, Danny Glover no baixo, Jon Lord nos teclados e Ian Paice na bateria.
A música "Perfect Strangers" é provavelmente o último grande clássico que a banda nos deixou.
É um Hard Rock bem pesado, com o característico Hammond de Jon Lord a dar o tom, o ritmo sempre cadenciado e a voz aguda de alto alcance de Ian Gillan, a secção rítmica de Paice e Glover não falha.


quinta-feira, 23 de julho de 2009

Mr. Big - Take Cover

Mr. Big é uma banda norte americana formada em 1988.
Esta banda, um autentico super grupo era composta por Eric Martin (vocalista), Paul Gilbert (guitarrista), Billy Sheehen (baixista) e Pat Torpey (baterista) todos eles já músicos muito tarimbados e experientes quando formaram a banda.
Apesar de ter ficado conhecida por baladas como "To Be With You" e "Wild World" cover do Cat Stevens, é até injusto pensar que a banda se resume a isso.
Mr. Big é uma das bandas de Hard Rock mais técnicas que apareceram.
A única alteração que a banda teve na sua formação foi quando Paul Gilbert saiu da banda e entrou o magnifico Richie Kotzen para a guitarra, poucos anos depois a banda terminou e só em 2009 e que se voltou a reunir, com a formação original.
A música "Take Cover" é um Rock mid-tempo, e foi retirada do álbum "Hey Man" de 1996 o último de originais com o Paul Gilbert, até hoje.
Este álbum apenas foi um sucesso no Japão, país onde ainda hoje a banda mantem a sua reputação intacta.
Para vocês: Mr. Big - Take Cover

Ayreon - Loser

Ayreon é um projecto do Holandês, Arjen Lucassen, além de compositor ele toca diversos instrumentos.
Formado em 1995 e contando sempre com um elevado número de estrelas de primeira grandeza no mundo do Metal e do Hard Rock, os seus álbuns são quase sempre temáticos, autenticas "Óperas Metal"
Este projecto possui uma diversidade de elementos que vão desde o Prog ao Folk passando pelo Heavy Metal mais tradicional, pela música clássica e pelas baladas, sendo assim difícil de categorizar.
A música "Loser" foi single do álbum "The Human Equation" de 2004 e apresenta-nos quase todos os elementos que tornaram os Ayreon um dos projectos mais importantes no Metal. Desde o uso de gaitas e violinos num estilo mais folk até ao uso de teclados com elementos de electrónica e prog, até às guitarras totalmente Heavy metal tradicional.
A letra foi composta pelo Arjen Lucassen e pelo Devin Townsend (mestre do Metal Progressivo) que também é uma das vozes, por outro lado e tal como todas as músicas do álbum, o instrumental foi composto apenas pelo Arjen Lucassen.
Para vocês: Ayreon - Loser

Boston - More Than A Feeling

Boston é uma banda de Hard Rock/AOR (aliás, para mim, juntamente com Journey e REO Speedwagon são os criadores do AOR tal como o conhecemos) dos Estados Unidos da América que teve um enorme sucesso nos anos 70 e 80.
Formados em Boston (esta cidade é 1 viveiro de grandes nomes do Hard Rock/Metal) no inicio dos anos 70 só em 1976 é que conseguiram lançar o seu primeiro álbum. Mas a sua estreia foi com o fantastico "Boston" que foi 1 enorme sucesso com quase 20 milhões de cópias vendidas.
O som dos Boston era caracterizado pela limpeza dos arranjos, apesar de Hard Rock era uma banda com o som muito mais cuidado, quase Prog em alguns momentos.
O som de guitarra muito limpo, cheio de harmonias e os sons de teclados quase espaciais marcavam o seu som, além de claro o destaque da voz forte mas extremamente melódica de Brad Delp.
Esta música "More Than A Feeling" foi o primeiro single do álbum "Boston" e foi o seu maior sucesso até ser superado pela magnifica balada de 1986 Amanda.
A música apresentada é 1 Power Ballad com uma guitarra poderosa mas limpa e o acompanhamento ritmico no refrão, que dá vontade de bater palmas.
A banda continua a tocar ao vivo, embora da formação original só reste Tom Sholz.
Para vocês: Boston - More Than A Feeling

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Lita Ford - Lisa

Lita Ford é uma vocalista e guitarrista nascida em Londres.
Começou a sua carreira musical em 1975, com apenas 15 na banda The Runaways, onde era a guitarrista solo, juntamente com outra famosa: Joan Jett.
Na sua carreira a solo que começou depois do fim das The Runaways em 1979 teve algumas músicas de bastante sucesso nos anos 80 entre elas "Kiss Me Deadly" e em especial "If I Close My Eyes Forever" 1 balada poderosa em dueto com Ozzy Osbourne.
Lita Ford foi provavelmente a rainha do Hard Rock nos anos 80.
Desde 1994 com o álbum "Black" que não lança nada de novo mas está prometido para este ano um novo álbum.
A música que vos apresento é "Lisa" do álbum Stilleto de 1990 e é uma incrível balada dedicada à sua mãe que tinha morrido algum tempo antes.
Para vocês: Lita Ford - Lisa

Saraya - Love Has Taken It's Toll

Os Saraya foram mais uma banda de Hard Rock norte americana que apareceram em finais dos anos 80.
O som deles segue a tradição do Hard Rock/AOR de bandas tipo Survivor, com as guitarras bem limpas, com o uso de teclados e ainda o uso de alguns elementos acústicos.
Liderados por Sandy Saraya (mais uma das poucas frontwoman no Rock) tiveram uma história curta apenas com o lançamento de 2 álbuns: "Saraya" de 1989 e "When The Blackbird Sings" de 1991. E como é bom de perceber terminaram ai porque o Rock mudou e o Hard Rock/AOR deixou de fazer sucesso.
Do álbum Saraya foi retirada esta música "Love Has Taken It's Toll" que é a única música da banda que teve alguma visibilidade.
Para vocês: Saraya - Love Has Taken It's Toll

Robin Beck - First Time

Robin Beck é mais uma das mulheres que fizeram sucesso no mundo do Rock nos anos 80.
Com a sua voz doce mas forte e com um conjunto de músicos fantásticos com ela as músicas dela eram altamente ligadas com o Rock da época.
Esta música "First Time" do álbum "Trouble Or Nothin'" de 1989 é a sua música mais conhecida e também o seu maior sucesso comercial.
O álbum foi gravado com um conjunto fantasticos de músicas, desde Steve Lukather a Hugh McDonald, teve também a participação de Paul Stanley nas composições e nos coros (tento também 1 cover de KISS, a música "Hide Your Heart").
Além dos músicas de excelente nível o álbum contou com a produção do mago Desmond Child.
Outra das curiosidades sobre esta música "First Time" é que durante 2 anos foi o jingle das campanhas publicitárias da Coca Cola.
Para vocês: Robin Beck - First Time

terça-feira, 21 de julho de 2009

Talisman - I'll Be Waitin'

Esta banda sueca de Hard Rock foi fundada em finais dos anos 80 pelo baixista Marcel Jacob após vários testes, incluindo Goran Edman, recrutou para vocalista o seu ex companheiro nos "Yngwie's Malmsteen Rising Force" Jeff Scott Soto, que com a sua voz potente, quente e extremamente versátil permitiu à banda ter diversos géneros ligados ao seu Hard Rock.
A música "I'll Be Waitin'" sai no álbum de 1990 "Talisman" e uma música muito alegre e bastante técnica, onde a voz do Jeff Scott Soto comanda. Apesar da letra de balada é uma música muito poderosa que ainda hoje Jeff Scott Soto toca ao vivo.
Para vocês: Talisman - I'll Be Waitin'



P.S. O motivo pelo qual aparece aqui hoje Talisman é muito triste. Marcel Jacob o baixista da banda suicidou-se hoje.
Para a família e amigos os meus maiores sentimentos.
Para ele a incompreensão do acto de desistir de lutar... triste, muito triste!

Nightwish - Bless The Child

Nightwish é 1 banda de metal finlandesa fundada em 1996.
O seu som é caracterizado pelo vocal feminino, numa 1ª fase com um registo mais operático de Tarja Turunem, actualmente com a voz + suave de Anette Olzon (ex-Alyson Avenue).
Outro dos aspectos relevantes do som desta banda é o uso constante de elementos de música clássica, quer com arranjos de orquestra quer com os teclados do líder e principal compositor da banda Tuomas Holopainen e também os rápidos solos de guitarra.
Esta música que aqui vos apresento é "Bless The Child" do álbum "Century Child" de 2002 que foi um dos álbuns que levaram a banda ao reconhecimento mundial.
Este álbum é o 1º com a participação do baixista Marko Hietala que também ajuda nas vozes, tornando as músicas ainda mais poderosas.
Para vocês: Nightwish - Bless The Child

Warlock - All We Are

Warlock é uma banda alemã de Heavy Metal dos anos 80 e a sua proposta de som era parecida com Accept, mas tinha um diferencial quase único na época, tinha uma vocalista, Doro Pesch, uma das primeiras a ser vocalista/frontman numa banda de Metal.
Fundada em 1982 e a história da banda não foi muito longa (porque em 1988 a banda separou-se e Doro Pesch seguiu uma carreira a solo que ainda perdura) mas teve muito impacto e ainda hoje é recordada não só devido à música mas também por ter apostado numa mulher como figura principal tendo aberto o mundo do Metal às mulheres.
A banda neste período lançou 4 álbuns de originais sendo que é no último "Triumph & Agony" de 1987 que se encontra a música aqui apresentada.
"All We Are" é a um Heavy Metal tradicional cheio de guitarras dobradas (estilo Judas Priest) e tem também aquele refrão que nos concertos é para ser gritado e sentido por toda a multidão (tipo "Balls To The Wall" dos Accept).
Ainda hoje + de 20 anos depois a musa do Metal Doro Pesch continua a apresentar ao vivo esta música e é sempre um dos momentos altos da noite.
Para vocês: Warlock - All We Are

segunda-feira, 20 de julho de 2009

KISS - God Gave Rock & Roll To You II

KISS é uma histórica banda norte americana. Formados em 1973 em Nova York.
Esta banda é responsável por levar o Rock a um patamar completamente impensável antes deles, não apenas musicalmente mas em termos visuais, comerciais e do espectáculo em si próprio.
Inspirados em Alice Cooper, Slade, T-Rex e todas essas bandas pioneiras do Glam Rock dos 70s eles levaram o conceito de concerto Rock ao nível de verdadeiras estrelas.
As pinturas, toda a parafernália de material de palco, fogos de artificio, luzes, voos por cima da multidão, vomitar sangue e toda uma atitude de estar em palco e dar um espectáculo, muito mais do que dar música fazem dos KISS 1 das maiores bandas de todos os tempos. E seguramente uma das mais influentes da história do Rock.
Músicos desde Sebastian Bach, Mike McCreaddy, Andreas Kisser, Scott Ian, entre muitos, muitos outros confessam-se fãs da banda.
Esta música "God Gave Rock & Roll To You II" é 1 versão que os KISS fizeram (ajudados pelo Russ Ballard, compositor da original) da original dos Urgent.
Na discografia dos KISS esta música faz parte do álbum Revenge, gravado em 1992 (a música foi gravada em 1991 e a gravação do videoclip, não da música, é o último trabalho do malogrado Eric Carr, falecido em Novembro de 1991)
Esta música é um belissimo exemplo do que deve ser o Hard Rock e de como as letras do Hard Rock devem ser para entrar directamente no coração de quem ama o estilo porque nos fala de como é o sonho de ser 1 estrela Rock e só quem o quer ser deve tentar.
Para vocês: KISS - God Gave Rock & Roll To You II

FM - Bad Luck

A banda britânica FM é um dos expoentes máximos do AOR/Hard Rock, não em termos comerciais, ou dos críticos mas em termos de qualidade de arranjos e com músicas directas ao coração apaixonam os fãs do estilo desde os anos 80.
Esta banda formou-se em Londres em 1984 e é liderada pelo vocalista e guitarrista Steve Overland.
Já teve oportunidade para ser banda de abertura de bandas do nível de Foreigner, Magnum e Bon Jovi, entre outras.
Outro facto bastante curioso relacionado com a ligação entre FM e Iron Maiden que teve um projecto com membros de ambas as bandas, o projecto chamou-se "The Entire Population Of Hackney" que compôs entre outras músicas "That Girl" que apareceu como lado B do single "Stranger In A Strange Land" de 1986, cantada pelo Adrian Smith, que também seria usada pelos FM.
A música que vos apresento é "Bad Luck", que saiu no álbum "Tough It Out" de 1989 e foi composta pela banda juntamente com o compositor, produtor e alquimista (pois tudo que toca é sucesso) Desmond Child.
Esta música é talvez o maior sucesso da banda e é 1 Hard Rock cheio de feeling e do groove do Hard Rock/AOR de finais dos 80s, bem ao estilo de Honeymoon Suite e Survivor, por exemplo.
Para vocês: FM - Bad Luck

Alestorm - Keelhauled

Alestorm é 1 banda escocesa de Folk Metal, em que utiliza a temática do mundo dos piratas para colorir a sua proposta musica, não apenas ao nível das letras e do visual, mas também nos arranjos instrumentais que faz.
A banda foi formada em 2004 mas só em 2008 lançaram o 1º álbum "Captain Morgan's Revenge".
Em 2009 saiu o 2º álbum "Black Sails At Midnight" e é precisamente desse álbum que foi retirada esta música "Keelhauled"
Esta música tem todos os elementos do Folk Metal, como o uso de instrumentos inusuais no metal e escalas musicais de músicas de piratas. Dá a sensação de ser sempre uma grande festa, sempre regada a rum.
A forma de cantar é também muito própria e sempre bastante cadenciada num ritmo forte, os refrões são pura festa que dá vontade de cantar junto com a banda
Para vocês: Alestorm - Keelhauled

domingo, 19 de julho de 2009

Harem Scarem - Honestly

Os Harem Scarem são uma banda de Hard Rock canadiana que foi formada em 1987.
Lançaram o seu 1º álbum "Harem Scarem" em 1991, e com esse álbum que atingiram o seu maior sucesso.
Em meados dos anos 90 a banda modernizou o seu som e metalizou-o, desagradando aos fãs de Hard Rock, mas uma coisa se manteve ao longo dos anos, a qualidade das baladas, são de chorar.
A música que aqui apresento é desse mesmo 1ºálbum e chama-se "Honestly". É uma balada com destaque para o piano ao longo da música, a voz poderosa do Harry Hess e o belíssimo solo de guitarra cheio de sentimento, alias, tal como a letra da música é lindíssima.
Para vocês: Harem Scarem - Honestly

Metallica - Wherever I May Roam

Os Metallica formaram-se em 1982 e ao longo da sua longa e tumultuosa carreira tornaram-se a banda de Metal de maior sucesso da história. Desde a substituição "agressiva" de membros como aconteceu a Dave Mustaine, passando pela morte em tournée de Cliff Burton.
Mesmo com todos estes obstáculos os Metallica elevaram o Heavy Metal a um patamar de sucesso mundial no mainstream da música.
O álbum foi lançado em 1991 e a sua posterior tournée teve imensos pontos altos como a participação no Festival Monsters Of Rock em Moscovo no ano de 1991, mas também teve pontos baixos como o concerto de Montreal em 1992 onde 1 problema com os fogos de artificio queimou o vocalista e guitarrista ritmo James Hetfield (que o levou a ser substituído na guitarra por 1 roadie durante uma serie de concertos uma vez que não conseguia tocar guitarra) e depois devido à atitude da banda Guns N Roses levou a 1 tumulto de dimensões absurdas.
Esta música "Wherever I May Roam" é retirada do álbum "Metallica" o famoso "Black Álbum" o mais conhecido da banda e o que teve maior sucesso.
O inicio desta música é tocado num citara (instrumento indiano) eléctrica que dá à música 1 certo toque folk arabesco que depois se mantém com o riff.
Para vocês: Metallica - Wherever I May Roam

terça-feira, 14 de julho de 2009

Europe - Prisoners In Paradise

Europe são uma banda sueca formada em 1979 com o nome de Force.
Apesar de ter estado um longo período fora de actividade e de ter tido ao longo da sua história várias mudanças na sua formação, esta banda é uma daquelas que mesmo quem não conheço o nome, conhece de certeza 2 ou 3 músicas. Porque essas músicas, em especial "The Final Countdown" e "Carrie" são clássicos absolutos na história do Hard Rock.
Da formação original da banda só se mantêm o vocalista Joey Tempest e o baixista John Leven.
Esta música "Prisoners In Paradise" encontra-se no álbum "Prisoners In Paradise" de 1991 e as fracas vendas, apesar da qualidade das músicas levou a que a banda se tivesse separado até 2003.
A música é 1 "Power Ballad" com uma temática que pode ser entendida e vivida por todos, eu tenho até uma pequena teoria que esta letra foi composta como uma continuação da "Livin' On A Prayer" dos Bon Jovi. Mas isto é apenas uma teoria pessoal.
É uma letra sobre o quotidiano que pode ser entendida como a vida da banda, mas também como a vida de qualquer 1 de nós.
Tendo sido gravada na época do Kee Marcello esta música tem um som de guitarra extremamente limpo e lindo, imagem de marca do guitarrista, que em 1987 substituiu o John Norum, também um fabuloso guitarrista mas com um som bastante mais pesado e menos melódico.
Para vocês: Europe - Prisoners In Paradise



P.S. Até Domingo o blog não será actualizado porque eu estarei fora. O motivo de aparecer aqui Europe é o facto de eu ir ver um concerto da banda no próximo Sábado.
Usem e abusem das caixas de comentários e façam sugestões, eu quando voltar prometo atender aos pedidos.

White Lion - Radar Love

Os White Lion são uma banda norte americana, fundada em meados dos anos 80 e terminada em 1991, devido a divergências entre as suas 2 principais figuras, o vocalista Mike Trampp e o fantastico guitarrista Vitto Bratta.
Mike Trampp há poucos anos reformou a banda e voltou à estrada sob o nome de White Lion, tendo já lançado um novo álbum em 2008 de nome "Return Of The Pride".
De Vitto Bratta nunca mais soube mais nada, infelizmente foi mais um músico fabuloso que acabou esquecido.
Esta música "Radar Love" é um cover dos Golden Earing, banda de Rock dos anos 70 e encontra-se no álbum de White Lion "Big Game" de 1989.
A versão de White Lion ficou mais rápida e também mais pesada, não sendo alheio a isso a época do Hard Rock que estava a ser vivida quando a música foi lançada.
Ritmo forte e rápido, guitarras rápidas e virtuosas e voz muito bem colocada, com peso e emoção.
Este clip aqui apresentado é a versão extensa e não a que passou nos canais de música.
Para vocês: White Lion - Radar Love

segunda-feira, 13 de julho de 2009

MSG - Never Ending Nightmare

Falar em MSG e não falar no seu mentor e principal compositor é quase impossível. Michael Schenker é uma das maiores figuras do Hard Rock, fundador dos Scorpions juntamente com o irmão Rudolf, membro da formação de U.F.O. que teve maior sucesso e fundador da sua própria banda solo MSG.
Apesar da banda levar o seu nome na época da música apresentada aqui por mim ela era conhecida por McCauley Schenker Group porque tinha como vocalista o mestre Robin McCauley. A banda nesta época era completada pelos competentíssimos Jeff Pilson no baixo (Dokken) e James Kottak bateria(actualmente nos Scorpions).
Adorado e imitado por muitos a influência de Michael Schenker no mundo da música vai muito além do uso das guitarras Flying-V, a sua imagem de marca.
Entre os músicos que já confessaram a influência de Michael Schenker e das suas bandas estão, entre outros, Lars Ulrich, John Norum, John Sykes, Adrian Smith, etc..
Michael Schenker foi um dos pioneiros na fusão de elementos eruditos (clássicos) dentro do Hard Rock e do Metal (porque no rock mais progressivo estes elementos já eram utilizados).
Esta música "Never Ending Nightmare" encontra-se no álbum "MSG" de 1991 e é uma poderosa balada com o principal riff a ser tocado numa guitarra acústica (pelo som penso que seja uma guitarra portuguesa, ou então Michael Schenker quis dar esse mesmo efeito).
É uma música que faz pensar, porque além de ter 1 ritmo arrastado e quase depressivo, fala-nos do facto de não conseguirmos ultrapassar os nossos problemas e vivermos num constante "pesadelo".
Outro dos destaques desta música é o brilhante solo de guitarra eléctrica com um som límpido e lindo presente na versão original da música e nas suas versões eléctricas ao vivo e não neste videoclip aqui apresentado.
Para vocês: MSG - Never Ending Nightmare

Symphony X - Set The World On Fire

Symphony X é mais uma banda de Metal Progressivo na onda de Dream Theater mas são + pesados e menos experimentais do que os seus compatriotas de Boston.
Esta banda formou-se em New Jersey (viveiro de IMENSOS talentos na música) em 1994 e ao longo destes anos conquistou 1 fiel base de fãs no mundo do Metal em especial do Metal Progressivo.
Esta música "Set The World On Fire" é do álbum "Paradise Lost" de 2007 e em um Heavy Metal muito pesado, extremamente técnico mas ao mesmo tempo consegue-se sentir a vibração e o prazer que os músicos tiveram.
Guitarra rápida, bateria e baixo cadenciados e muito pesados, arranjos de teclados muito bem feitos e a voz agressiva mas extremamente afinada, com momentos harmónicos e melódicos extremamente limpos e de bom gosto do Russel Allen fazem desta música 1 petardo.
Para vocês: Symphony X - Set The World On Fire

Whitesnake - Slow An' Easy

Whitesnake é uma das mais importantes bandas de Hard Rock e não necessita de grandes apresentações.
Fundada por David Coverdale depois de ter saído dos Deep Purple e depois de 2 álbuns a solo.
Esta banda é marcada pelas constantes alterações ao nível das suas formações. Felizmente todas as formações apresentaram músicos de altíssimo nível(desde os Deep Purple Jon Lord e Ian Paice, passando por Steve Vai ou Warren Di Martini), escolhidos a dedo pelo "chefe" David Coverdale.
Iniciaram com Hard Rock cheio de feeling, com 1 pé no Blues e na Soul. Mas ao longo do tempo o seu som foi-se alterando e ficou cada vez mais pesado, até ao auge do peso no álbum "Slip Of The Tongue" de 1990.
Esta música "Slow An' Easy" encontra-se no álbum "Slide It In" de 1984 e este álbum é o principal divisor das águas na banda, em termos musicas. Este álbum teve até 2 versões diferentes, senda que a 2ª é a norte americana onde nas remasterização foram acrescentadas guitarras de John Sykes, tornando as músicas + pesadas e + de acordo com o mercado norte-americano da época.
A formação da banda entre 1984 e 1987 foi a única de toda a sua história que teve apenas um guitarrista, talvez por isso existisse uma luta entre egos que levou ao despedimento do John Sykes logo depois do álbum "1987" estar terminado.
Além da qualidade do instrumental e do vocal perfeito do David Coverdale, está música tem uma letra com um alto apelo sexual, imagem de marca de David Coverdale.
"Slow An' Easy" é também uma das músicas mais tocadas pela banda ao vivo, sendo uma das essenciais do alinhamento dos Whitesnake.
Para vocês: Whitesnake - Slow An' Easy

domingo, 12 de julho de 2009

House Of Lords - Love Don't Lie

A banda House Of Lords formou-se nos Estados Unidos da América em 1988 e formou-se a partir da dissolução de outra banda, os Giuffria.
Descobertos por Gene Simmons e ainda em 1988 lançaram o seu primeiro álbum "House Of Lords".
É precisamente deste álbum que é retirada a música que vos vai ser apresentada, "Love Don't Lie", originalmente composta e cantada pelo mestre do AOR, Stan Bush.
Esta música é mais um exemplo brutal do que deve ser 1 balada, é 1 "Power Ballad" fantástica com letra e música a casar em perfeita sintonia.
A guitarra cheia de feeling de Lenny Cordola, a voz poderosa e cheia de emoção do James Christian, destaque ainda para o teclado tocado pelo Greg Giuffria, essencial para o som dos House Of Lords, dão à música o ambiente da melhor época musical para baladas.
Para vocês: House Of Lords - Love Don't Lie

Damn Yankees - Coming Of Age

Quando na actualidade se fala em "super grupos" é muito difícil para mim não comparar com alguns que existiram no passado.
Mesmo na actualidade existem "super grupos" com trabalhos válidos, Chickenfoot é o último exemplo, mas bandas como Velvet Revolver e em especial Audioslave também fizeram bons trabalhos, mas nada comparado com este que aqui vos apresento.
Os Damn Yankees apareceram em 1989 com Tommy Shaw (voz e guitarra), Ted Nugent (guitarra), Jack Blades (voz e baixo) e Michael Cartelonne (bateria).
Tudo nomes grandes da cena Hard Rock, apenas Michael Cartelonne era um novato e fizeram sucesso com temas como "High Enough", uma das melhores "power ballads" da época e esta "Coming Of Age" ambas retiradas do álbum homónimo (Damn Yankees) de 1990.
"Coming Of Age" é um Hard Rock muito animado e festivo, marcado pela guitarra virtuosa e pesada do Ted Nugent e pelos verdadeiros duelos vocais entre Tommy Shaw e Jack Blades, para mim uma das melhores harmonias vocais da história do Hard Rock.
Depois de um 2º álbum quase sem sucesso devido às mudanças no panorama musical, a banda terminou, mas ficará para sempre na memoria de quem adora Hard Rock.
Para vocês: Damn Yankees - Coming Of Age

Coming Of Age-Damn Yankees

Bonfire - Sword & Stone

Bonfire é uma banda germânica, surgida em meados dos anos 80, embora a base da banda remonte aos anos 70.
A banda toca um Hard Rock melódico mas com algum peso, típico do Hard Rock com origem na Alemanha.
Na minha opinião a maior inspiração deles é o Michael Schenker e todas as bandas em que ele tocou (Scorpions, MSG, UFO)
Esta música não se encontra em nenhum álbum de originais e na discografia dos germânicos só pode ser encontrado na colectania "29 Golden Bullets" de 2001.
A música "Sword & Stone" é uma composição do Paul Stanley, que apenas a gravou como demo, sendo depois "cedida" aos Bonfire.
Os Bonfire acrescentaram peso à música e ela faz parte da banda sonora do filme "The Shocker" de 1989.
Para vocês: Bonfire - Sword & Stone

sábado, 11 de julho de 2009

Dream Theater - Pull Me Under

Banda de maior sucesso da cena do Metal Progressivo.
Ao longo dos seus + de 20 anos de banda construíram uma carreira extremamente sólida e, com uma cada vez maior, base de fãs.
Começaram em Boston no fim dos anos 80 e seguiram o trajecto que bandas como Fates Warning e Queensryche vinham a fazer desde o inicio dessa década, os Dream Theater tornaram-se a maior banda do estilo, sem esquecer também a influência que bandas de Rock Progressivo tiveram no som dos Dream Theater, bandas como Rush, Yes, Pink Floyd, King Crimson e Frank Zappa.
Donos de técnica perfeita, às vezes acusados de só terem técnica e nenhum "feeling".
Ao vivo tocam quase perfeito, igual ao que nos é reproduzido num cd.
As músicas desta banda são quase sempre longas, cheias de arranjos de música clássica, de mudanças de ritmo, solos em alta velocidade e com escalas completamente diferentes da maioria das usadas no Metal.
Numa generalização fácil, Dream Theater é a mistura entre Iron Maiden e Rush.
Esta música "Pull Me Under" é provavelmente o maior sucesso da banda e foi retirada do álbum "Images & Words" de 1992, 1º álbum com o vocalista James Labrie que substituiu Charlie Dominici.
Para vocês: Dream Theater - Pull Me Under

Thunder - Dirty Love

Os Thunder, banda britânica fundada em finais dos anos 80.
Aparecem hoje aqui devido à noticia de que a banda iria terminar, quase 25 anos depois da sua fundação.
Esta banda resgata um pouco do Hard Rock + básico dos anos 70 mas sem nunca perder o vigor e a diversão que os anos 80 trouxeram à música. Outra marca desta banda são as baladas poderosíssimas, com letras nas quais qualquer um de nós se pode identificar com elas em alguma fase da sua vida.
Esta banda foi mais uma das que ficou esquecida devido à mudança do paradigma da música, mas mesmo com isso passaram os anos 90 em actividade, tendo realizado primeiras partes de bandas do nível de Metallica, Tesla, Skid Row, Bon Jovi e Whitesnake (no seu famoso Live At Donington em 1990, com o mágico Steve Vai).
É no seu 1º álbum "Backstreet Symphony" que encontramos esta música "Dirty Love", álbum este que saiu em 1990 e foi um relativo sucesso no Reino Unido. O álbum foi produzido pelo famoso guitarrista dos Duran Duran, Andy Taylor.
Esta música é o típico Hard Rock, 100% rock & roll e divertido e o videoclip é o espelho disso mesmo.
Um facto curioso é que em 1994 quando reformulou os Whitesnake o David Coverdale tentou contratar o Luke Morley, guitarrista e principal compositor dos Thunder, que recusou a oferta.
Para vocês: Thunder - Dirty Love

Savatage - Gutter Ballet

De volta aos sons mais Heavy para começar o dia trago-vos aqui uma das bandas de Heavy Metal + respeitadas mesmo não sendo das mais amadas pelo público.
Formados em 1978 pelos irmãos Oliva (Criss e John) esta banda de Metal tem algumas influências (confessadas) de Hard Rock.
A história dela nunca foi de enorme sucesso, talvez devido à falta de estabilidade em termos de formação da banda e, em alguns momentos foi mesmo trágica, a morte de Criss Oliva em 1994, num acidente de automóvel.
Esta música "Gutter Ballet" do álbum "Gutter Ballet" de 1989 mostra-nos tudo que esta banda tem para nos oferecer, peso na medida certa, melodia, emoção e qualidade musical em todos os arranjos incluindo arranjos de orquestra.
Outro facto interessante desta banda são as "estrelas" que por ela passaram como Al Pitrelli e Alex Skolnick 2 guitarristas extremamente respeitados e cultuados no Heavy Metal.
Actualmente a banda está parada mas a grande maioria dos seus membros pode ser vista na banda Trans-Siberian Orchestra.
Para vocês: Savatage - Gutter Ballet

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Journey - When You Love A Woman

Há bandas que nasceram para emocionar os corações + sensíveis. Journey é uma das campeãs das baladas e das letras inspiradas e directas ao coração.
Journey já é uma banda com mais de 30anos de história, apareceu em meados dos 70s, apesar de ter tido variadíssimas mudanças na sua formação, algo se manteve inalterável, a classe e a qualidade do que eles fazem.
Para mim a verdadeira alma da banda está dividida em 3 almas mater, nem sempre em sintonia, Neil Schon na guitarra, Jonathan Cain nos teclados e piano e o inconfundível, André Matos... ups, quero dizer Steve Perry na voz.
Para mim esta é a banda nº1 do AOR, ou para os mais leigos entenderem, do "Light Hard Rock".
Está música "When You Love A Woman" encontra-se no álbum "Trial By Fire" (belíssimo nome para 1 álbum, marca de qualidade) de 1996 que marcou a reunião da banda que esteve separada durante quase 1 década.
À semelhança da música já aqui apresentada do David Halliday "About You" também está tem o destaque no piano e num conjunto de arranjos de violino, tendo ainda 1 belissimo solo de guitarra do Neil Schon.
Quem gosta de baladas doces e cheias de emoção vai adorar.
Para vocês: Journey - When You Love A Woman

The Cult - Sweet Soul Sister

Esta banda britânica formada em 1984 sempre foi de difícil categorização num estilo definido, pois o seu som viaja muito entre o Rock Clássico, o Hard Rock e algumas pitadas do Rock Gótico de meados dos anos 80.
Liderados por Ian Astbury, "frontman" e vocalista de grandes méritos, quer vocais, quer performáticos.
Esta música "Sweet Soul Sister" encontra-se no álbum "Sonic Temple" de 1989, provavelmente o álbum mais Hard Rock da banda. Este álbum apresenta o som bastante pesado mas melódico, imagem de marca do produtor Bob Rock (responsável por pérolas como Dr. Feelgood, Metallica e Keep The Faith).
A banda retornou aos palcos há alguns anos mas prometeu que não vai lançar mais nada de novo... vamos ver se consegue cumprir.
Para vocês: The Cult - Sweet Soul Sister

Tyketto - Wings

Os anos 90 foram um período negro para o Hard Rock. Mas algumas das melhores bandas do estilo surgiram nesta época.
Sem aquele apelo visual de algumas bandas dos 80s (Poison, Motley Crue, Nitro...) o Hard Rock deu um passo em frente em termos de evolução musical mas foi completamente engolido pela falta de apoio mediático, a grande maioria das bandas tiveram grandes problemas de estabilidade nas suas formações e até se separaram e depois voltaram a reunir-se tal como aconteceu com os Tyketto que apesar de uma formação diferente, mantêm-se na estrada.
Está música "Wings" encontra-se no álbum "Don't Come Easy" de 1991 e, na minha opinião é um dos álbuns + injustiçados da história do Hard Rock, porque em termos de som tem tudo o que qualquer um que adore Hard Rock gosta, peso na medida certa, vozes muito afinadas e com força, guitarras bem arranjadas e secção rítmica que acompanhe.
As 6 primeiras músicas do álbum (Forever Young, Wings, Burning Down Inside, Seasons, Standing Alone, Lay Your Body Down) têm todas perfil de single e lançadas 4 anos antes, Tyketto era uma banda que pertenceria ao grupo das mais recordadas de sempre do Hard Rock.
A voz de Danny Vaughn é a imagem de marca desta banda. Com esta música percebam porquê.
Para vocês: Tyketto - Wings

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Motorhead - Ace Of Spades

Motorhead é 1 banda interessante, o som é muito pesado, rápido e não muito técnico. Talvez por isso seja uma das bandas mais unânimes do Rock + pesado.
Amada por públicos tão distintos desde o Punk ao Heavy Metal passando pelo Hard Rock.
Talvez seja a coerência de som desta banda que a mantem como nome grande para todos os públicos do Rock.
Liderada pelo mítico e icónico Lemmy Kilmister (ex-Hawkwind e também ex-roadie do Jimmy Hendrix) continuam a fazer 1 trabalho musical extremamente válido.
Esta música "Ace Of Spades" é provavelmente o maior sucesso da banda e é do álbum "Ace Of Spades" de 1980.
A música é marcada pelo ritmo avassalador e pelo peso insano, ainda mais sendo um "power trio".
Para vocês: Motorhead - Ace Of Spades

Stryper - Lady

Hoje e, em honra ao novo álbum dos Stryper "Murder By Pride" (regresso ao som que os caracterizou e muito bom por sinal) a minha escolha é uma música para deixar o blog mais angelical.
Formados em 1983 e pioneiros do "White Metal" estilo que não é mais do que Hard Rock ou Metal com letras de cariz religioso, é uma espécie de gospel com guitarras pesadas. O som dos Stryper sempre foi 1 Hard Rock ao melhor estilo de White Lion, com guitarras bem pesadas mas muito melódicas e as baladas são das coisas mais lindas do mundo do Rock, tal como esta aqui que vos apresento hoje.
Esta balada encontra-se no álbum de 1990 "Against The Law" ultimo álbum de originais antes da paragem por todos os anos 90.
Regressaram então em 2003 para uma tournée e em 2005 saiu o álbum de originais "Reborn" (muito moderno e fraco na minha opinião).
Esta balada "Lady" é uma "Power Ballad" típico do Hard Rock, com o refrão cativante e a letra muito melosa, sendo o seu andamento marcado pela guitarra.
Para vocês: Stryper - Lady

quarta-feira, 8 de julho de 2009

David Halliday - About You

Depois de um dia com 2 malhas a abrir agora para a noite resolvi acalmar e dar-vos a conhecer uma lindíssima balada.
David Halliday mais conhecido por ser filho do famosíssimo cantor francês Johnny Halliday começou a sua carreira dentro do campo do Hard Rock/AOR, com músicas com sucesso como "Hit" ou ainda + "Ohh, La, La" bem rock mas muito dançáveis na linha do melhor do AOR dos 80s, do estilo de Loverboy.
Esta balada do álbum "Rock & Heart" de 1990, é marcada pela letra fantástica e por ser tocada ao piano (nem é bem o meu estilo) mas por ser tão linda é que a dou a conhecer ou recordo-a a quem já a conhece.
Para vocês: David Halliday - About You

Airbourne - Runnin' Wild

Esta jovem banda australiana fundada em 2001 e já com 2 álbuns na bagagem transpira rock & roll por todos os poros.
Inspirados pelos seus heróis australianos mais famosos (Ac/Dc) esta banda começa a atingir um belo sucesso tendo já actuado em festivais tipo Wacken.
Esta música Runnin' Wild do álbum homónimo de 2007, segundo da banda, apresenta-nos aquilo que os australianos fazem de melhor, 1 Hard Rock inspirado em Ac/Dc, quem gosta dos mais famosos de certeza que se vai apaixonar pelo som dos mais novos.
Facto curioso neste vídeo é a participação da lenda viva do Rock/Metal, Lemmy Kilminster, mentor, vocalista e baixista dos seminais Motorhead.
Para vocês: Airbourne - Runnin' Wild

Helloween - Power

A primeira banda de hoje são os germânicos Helloween com o seu Power Metal marcado pelas melodias rápidas e cativantes.
Depois da saída do marcante e revolucionário Michael Kiske todos pensaram que a banda ia terminar.
A escolha do novo vocalista revelou-se acertada porque o Andi Deris veio trazer com a sua voz rasgada (mais típica do Hard Rock) um grande diferencial que apesar de desagradar a alguns revelou-se correcto pois a banda ainda continua nos dias de hoje e com grande reconhecimento no meio do Metal. Andi Deris vinha da banda de Hard Rock Pink Cream 69, para mim a voz dele é 1 híbrido, isto é, está a meio caminho entre o Hard Rock e o Metal. E nas músicas que pedem voz mais metal nota-se algum desconforto que o seu profissionalismo e classe consegue anular.
Esta banda sempre teve problemas porque nunca teve 1 formação estável, só mantendo nela como originais o guitarrista Michael Weikath e o baixista Markus Grosskopf. Sendo que no álbum que contem esta música "Power", o álbum, "The Time Of The Oath" de 1996, a formação contava também com Andi Deris na voz, Uli Kusch na bateria e Roland Grapow na outra guitarra, todos eles nomes tarimbados na cena Metal.
Esta música tem uma característica que eu adoro, aquele refrão totalmente louco que obriga o público a cantar junto. No resto tem todas as caracteristicas que consagraram Helloween o ritmo rápido e contagiante, o refrão "catchy" que pega todos pelo pescoço, o solo rápido e bem trabalhado.
Para vocês: Helloween - Power

terça-feira, 7 de julho de 2009

Winger - Miles Away

Hoje aparece aqui neste blog a primeira balada.
A escolhida é esta "Miles Away" dos norte americanos Winger, provavelmente a banda mais odiada de toda a geração MTV, devido à série de animação "Beavis & Butthead".
Esta balada é 1 "power ballad" com uma letra magnifica que mostra bem o que às vezes sentimos quando alguém está longe, ou pior ainda quando está perto mas ainda mais longe.
Esta música aparece no 2º álbum desta banda "In the Heart of the Young" de 1990.
A banda é liderada por Kip Winger (ex baixista dos Alice Cooper) que aqui acumulava como vocalista, tinha o génio de Reb Beach (agora nos Whitesnake também) na guitarra, Rod Morgenstein (ex Dixie Dregs) na bateria e Paul Taylor nos teclados e na outra guitarra.
A banda teve sucesso nos seus primeiros tempos mas foi arrumada na prateleira devido ao fenómeno grunge que acabou com 90% das bandas de Hard Rock. Tendo voltado em pleno século XXI com novas tournees e novo álbum de originais que deixou um bocadinho a desejar aos fãs do estilo.
Para vocês: Winger - Miles Away

Wharenaldo - Juego Sucio

O objectivo do blog é postar videoclips, mas para esta banda eu abro uma excepção.
Estes Chilenos ainda só lançaram um EP "Juego Sucio" mas já estão na estrada há bastantes anos, com o seu Hard Rock vigoroso, calcado nos melhores anos dos LA Guns, mostram que não é preciso ser moderno para fazer bem feito.
A imagem de marca da banda é a atitude com muita garra, "muchas ganas" e não tanto a técnica perfeita.
A banda tem um som muito cativante com riffs rápidos e bem feitos e refrões que parece que foram feitos para ser cantados em estádios por 1 plateia de rockeiros/as enlouquecidos.
Para vocês: Wharenaldo - Juego Sucio

Gotthard - Anytime, Anywhere

Ouço muitas bandas, MUITAS mesmo mas muito poucas provocam em mim o impacto que esta banda suíça provocou, em especial o álbum em que se encontra esta música "Anytime, Anywhere", o álbum "Lipservice" lançado em 2005 é a prova provada de que quem sabe faz e faz de uma maneira fantástica e não importa a época em que é feito mas sim a alma com que é feito.
Eu sou suspeito para falar desta banda porque ocupa um lugar enorme no meu coração, é das poucas bandas que eu tenho o cuidado de ver as letras e em quase todas elas encontro lá um bocadinho de mim.
Deste álbum arrisco-me a dizer que PARA MIM é o melhor álbum do século XXI e a banda é a melhor formada no pós-1990.
Esta banda mistura doses generosas do melhor que fizeram algumas bandas clássicas como Bon Jovi, Whitesnake e Deep Purple.
Um último facto engraçado é que foram precisamente os Gotthard que em 2000 abriram para Bon Jovi no concerto em Zurique que levou ao DVD da "Crush Tour".
Ao contrário de muitos arautos da desgraça para mim o Rock não morreu, nem nunca vai morrer, porque existe sempre quem ame o estilo. Quem diz que o Rock vai morrer é apenas alguém que está à espera que as rádios e a MTV lhe enfiem música pela goela abaixo.
Gotthard prova que o Rock está vivo e de óptima saúde.
Para vocês: Gotthard - Anytime, Anywhere

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Joker - Easy Come & Go

Esta é 1 verdadeira pérola do Hard Rock feito em Portugal.
Presente no primeiro álbum "Ecstasy" de 1992 da banda Joker, conseguiu 1 sucesso tremendo nas rádios em Portugal na época. Ainda hoje a música passa algumas vezes de surpresa nas rádios.
Esta música "Easy Come & Go" é um Hard/AOR que lançado por algumas bandas americanas alguns anos seria um clássico mundial. Marcado por 1 riff muito bem feito e pelos teclados cadenciados, apresenta ainda o som de saxofone a acompanhar o que torna a música ainda mais agradável e "cheia".
A banda depois lançou 1 fraquissimo 2º álbum, + maduro, + pesado e demasiado moderno "Egg's Nightmare" e depois terminou perdendo-se no limbo da memória de alguns amantes do estilo.
Esta banda abriu para Extreme nos seus míticos concertos em Portugal no ano de 1992.
Para vocês: Joker - Easy Come & Go

Dr. Sin - Futebol, Mulher e Rock & Roll

Agora um presentinho para o outro lado do Atlântico porque eu sei que vou ter algumas visitas de lá.
Novamente uma música de uma época em que o Hard Rock estava posto de lado, completamente marginalizado mas ainda com imensa qualidade.
Lançada no álbum "Insinity" de 1997 mas tendo saído antes numa versão Japonesa do álbum "Brutal" que levou o nome de "Silent Scream" tendo saído em 1996, foi a 1ª música em português desta banda brasileira, com o virtuoso Edu Ardanuy na guitarra e os irmãos Busic na bateria, baixo e voz, tocam 1 Hard Rock muito técnico com alguns toques de prog e outros de peso do metal. Esta banda teve também a participação do vocalista americano Mike Vescera.
Esta música "Futebol, Mulher e Rock & Roll" foi um sucesso nas rádios e na MTV Brasil e teve também a participação do relatador Sílvio Luiz com a narração de alguns trechos de relato de futebol.
Para vocês: Dr. Sin - Futebol, Mulher e Rock & Roll

Black Sabbath - Black Sabbath

Depois de um mergulho no Hard Rock + festivo dos anos 80/90 vou fazer um post que nos leva à génese do Metal
Tudo tem o seu inicio e o Heavy Metal tem na sua génese algumas bandas anteriores (Cream, The Kinks, Blue Cheer, Vanilly Fudge) a Black Sabbath mas o primeiro álbum (Black Sabbath) desta banda de Birmingham é o divisor das águas. É o chamado marco nº1 da história do Heavy Metal.
O peso, a voz marcante e dramática de Ozzy Osbourne os riffs pesados e únicos de Tony Iommi (que tocava com protecção em 2 dedos porque tinha-os perdido num acidente com uma chapa de metal numa fábrica)e a temática oculista da banda trouxeram à música algo de novo mas também muitas criticas.
Apesar disso todas estas criticas foram uma óptima publicidade para a banda e os mais jovens ficaram ainda mais interessados no som da banda.
Foram apelidados de satânicos e coisas do estilo, sempre negadas pelos elementos da banda.
Criticados pela crítica mas amados pelas multidões de jovens sedentos de música mais pesada do que o Rock que se fazia na época, ainda marcada pelo "flower power" e pelo mundo hippie.
Black Sabbath pode ser uma das bandas que marcou o "fim da inocência" dos anos 60.
Esta música "Black Sabbath" parece retirada de um filme de terror.
Com vocês: Black Sabbath - Black Sabbath

domingo, 5 de julho de 2009

Paul Laine - Dorianna

Depois de mergulhar pelos anos 80 queria deixar-vos aqui 1 pérola ignorada e mostrar que os anos 90 também nos trouxeram músicas fantásticas que passaram ao lado apenas porque não tiveram o apoio mediatico que mudou para outros estilos.
Música do 1º álbum solo do Paul Laine de 1990, que depois se tornou famoso quando substituiu o Ted Poley nos Danger Danger.
Dono de uma voz forte e marcante e acompanhado por 1 banda de "desconhecidos" (para mim, mas alguns que passaram por bandas como Bryan Adams e Eric Martin) mas altamente competentes.
Esta música ainda mantem o estilo alegre e a letra "doce" que marcou os anos 80.
Com vocês: Paul Laine - Dorianna

Yngwie Malmsteen - You Don't Remember, I'll Never Forget

Hoje decidi que iria ser uma dose dupla de virtuosos guitarristas suecos.
Esta música é do albúm "Trilogy" o 3º da carreira do Yngwie Malmsteen, na sua Yngwie Malmsteen's Rising Force, nome pelo qual era conhecida a banda dele. Álbum de 1986 (para mim o melhor ano a nível de música)
Além do virtuosismo da guitarra esta música conta com a voz aguda e potente do grande Mark Boals, complementado com os irmãos Johannson nos teclados e na bateria.
Para vocês: Yngwie Malmsteen - You Don't Remember, I'll Never Forget.

John Norum - Love Is Meant To Last Forever

Já tive esta ideia há algum tempo mas só agora me disponibilizei a levar-la em frente.
O objectivo será dar a conhecer o máximo de músicas novas do melhor do Hard e do Heavy.
Para começar escolhi a música do John Norum, Love Is Meant To Last Forever.
Esta música é do 1º álbum do guitarrista, logo após ter saído da sua banda Europe em 1987, saiu no álbum "Total Control" e foi cantada pelo não menos brilhante Goran Edman.
Para vocês: John Norum - Love Is Meant To Last Forever.