Os Uriah Heep são uma banda de Hard Rock Britânica, fundada ainda nos anos sessenta e que ainda hoje está na estrada, sendo uma banda bastante admirada na Escandinávia e no Japão.
Apesar de não ter o destaque e o sucesso dos seus contemporâneos Deep Purple e Led Zeppelin, os Uriah Heep fizeram uma carreira com um trajecto interessante que dura até aos dias de hoje. Mick Box, o guitarrista, é o único que se mantem na banda desde o inicio.
Esta banda sempre teve problemas de estabilidade com muitas trocas na sua formação, talvez por isso nunca tenha chegado a um patamar mais acima, ainda assim é uma das bandas mais importantes do Hard Rock dos anos setenta.
O som da banda é marcado pelo uso do Hammond o que dá à banda um toque especial, mas também o facto de todos os elementos cantarem torna as melodias vocais mais fortes. No resto a banda apresenta guitarras fortes e riffs marcantes e solos melódicos. A banda é claramente influenciada não só pelo Hard Rock, mas também por elementos progressivos e alguns elementos Folk.
Em termos de temática esta banda foi uma das primeiras a levar às suas letras o mundo do fantastico, temática seguida alguns anos depois por muitas bandas desde Rainbow a Dio até mesmo muitas bandas actuais de Power Metal.
Esta música "Sympathy" é o principal hit retirado do álbum "Firefly" de 1977. O álbum foi gravado por John Lawton (vocalista principal) Mick Box (guitarrista e coros), Ken Hensley (teclista, guitarrista e coros), Trevor Bolder (baixo e coros) e Lee Kerslake (bateria e coros).
É uma música poderosa que em termos de qualidade não fica atrás de outros sucessos da época mas nunca teve grande destaque mediático talvez porque a banda nunca teve o apoio da critica e dos meios de comunicação apenas tiveram o apoio incondicional dos seus fãs.
A banda de 1970 a 1978 lançou doze álbuns de estúdio, prova de uma optima capacidade de trabalho.
Para vocês: Uriah Heep - Sympathy
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário