domingo, 13 de setembro de 2009

The Kinks - You Really Got Me

É impossível perceber o que o Hard Rock e o Metal (também o punk) são sem antes dar a importância que os The Kinks têm para a definição e para o surgimento destes estilos de Rock mais pesados.
Os The Kinks são uma banda britânica de Rock com uma longa história iniciada em 1963 por Pete Quaife (baixo e coros), Ray Davies (voz e guitarra solo) , Dave Davies (guitarra ritmo e coros) e Mick Avory (bateria e coros).
Ao longo dos anos a banda trocou muito de formação e em 1996 quando terminou de vez apenas os irmãos Davies se mantinham sem nunca ter saído da banda, apesar de todas as lutas entre eles, não só criativas como também agressões entre ambos.
A banda nos anos 60 obteve um enorme sucesso com as suas músicas mas ao longo dos tempos o sucesso foi decrescendo e a banda começou a viver apenas do seu passado.
O som da banda era Rock mas não tão dançável como Elvis ou Chuck Berry, era um som mais pesado e agressivo devido ao uso dos "power chords" nas guitarras, por isso que esta banda é considerada como proto Hard Rock/Metal.
A música "You Really Got Me" foi um enorme sucesso saído do primeiro álbum da banda "The Kinks" (nos Estados Unidos da América chamado "You Really Got Me") lançado em 1964, curiosamente na gravação deste álbum, participam dois músicos de estúdio que no futuro formariam bandas que se tornariam ainda maiores do que os The Kinks, Jimmy Page (Led Zeppelin) e Jon Lord (Deep Purple).
A música "You Really Got Me" é construída em cima de um riff básico com "power chords" que inspiraria gerações. Outro destaque da música é a voz rasgada de Ray Davies". O refrão forte e apelativo também torna a música objecto de sucesso e de admiração do público.
Por trás do solo desta música existe a lenda que foi gravado por Jimmy Page, facto negado pelo próprio.
Esta música já teve imensas covers, das quais eu destaco a versão dos Van Halen de 1978 que ajudou a banda a atingir o sucesso e o estatuto de banda de topo no Hard Rock.
Para vocês: The Kinks - You Really Got Me

Um comentário:

  1. Sempre gostei desta musica!!
    não é melosa. nao e nhónhó. nao é naturalmente lamecha nem nos faz sonhar...lol mas gosto! sobretudo do gato metido do nada ali no meio.

    ResponderExcluir