quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Rush - Tom Sawyer

Os Rush são uma banda Canadiana de Hard Rock Progressivo. Os Rush são um dos mais famosos e brilhantes "power trios" do mundo do Rock.
Apesar de terem surgido em 1968 e até 1974 ter havido algumas mudanças na sua formação, a banda só lançou o primeiro álbum em 1974 e foi o único sem a formação clássica e famosa da banda. Já que neste álbum o baterista era John Rutsey logo substituído pelo incrível Neil Peart. A banda era composta também por Geddy Lee como vocalista, baixista e teclista e também por Alex Lifeson o guitarrista da banda.
A banda passou por várias fases ao longo da sua história, com um inicio mais próximo do Blues, a banda navegou ao longo dos anos pelo Progressivo, pelo Hard Rock, pelo Heavy Metal e em todas estas diferentes fases a qualidade única da banda foi mostrada.
A importância da banda no cenário musical, em especial nas correntes mais pesadas do Rock e no Progressivo, é clara e inegável, bandas como Iron Maiden, Dream Theater, Metallica, Symphony-X já se confessaram publicamente fãs da banda e das suas influências no som delas.
As temáticas abordadas pela banda são diversificadas e vão desde a ficção cientifica, aos problemas ambientais, à fé e às relações humanas.
A música "Tom Sawyer" é um tema retirado do álbum "Moving Pictures" de 1981, o álbum de maior sucesso comercial da banda, tendo atingido 4 platinas nos Estados Unidos.
O som desta música é complexo e apesar de não ser uma música longa pode ser considerado de Progressivo, sem nunca sair do Hard Rock. Nas guitarras e na voz agressiva e aguda de Geddy Lee temos os elementos mais Hard Rock da música, nos arranjos espaciais dos teclados e nos arranjos de bateria de Neil Peart temos o Progressivo.
Para vocês: Rush - Tom Sawyer

Nenhum comentário:

Postar um comentário