quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Beyond Twilight - Shadowland

A banda Dinamarquesa de Metal, Beyond Twilight foi formada em 1990. Quando se formou a banda era apenas chamada de Twilight e sob este nome lançou dois álbuns de estúdio, "Eye For An Eye" em 1994 e "The Edge" em 1999. Foi precisamente após este álbum que a banda trocou o nome para Beyond Twilight e partiu para um novo rumo.
Quando se iniciou a banda apostava no Power Metal, mas depois a banda tomou o rumou do Metal Progressivo, onde as histórias de ficção cientifica tomavam conta da temática das letras e mesmo o nível sonoro era bastante "cinematográfico", bastante influenciado por filmes de terror.
Sob o nome de Beyond Twilight a banda lançou três álbuns de estúdio. O primeiro lançamento foi "The Devil's Hall Of Fame" em 2001, "Section X" em 2005 e "For The Love Of Art & The Making".
É curioso verificar que as trocas da banda foram todas ao nível dos vocalistas, os restantes membros mantiveram-se na banda desde 1999. Dentro os quatro vocalistas que a banda teve é óbvio destacar o primeiro, esse vocalista é o famoso Jorn Lande que gravou apenas um álbum, o primeiro após a troca de nome da banda, tendo saído da mesma em 2004.
O som da banda é pesado mas tem um senso melódico e sinfónico com imensas harmonias de enorme qualidade.
A faixa "Shadowland" é retirada do álbum "The Devil's Hall Of Fame".
Esta faixa em alguns momentos faz lembrar Black Sabbath mas com o uso de sons de guitarra mais limpos e com outro tipo de recursos orquestrais. Os teclados colocam a faixa num nível de tensão muito alto e criam um ambiente assustador, onde a voz de Jorn Lande se sobressai, quer nas partes mais pesadas onde Lande demonstra todo o poder que a sua voz tem, quer nas partes menos densas onde a voz de Lande é mais suave, demonstrando toda a sua versatilidade. O solo de guitarra é curto e não muito rápido, mas com um feeling extremo, como alias é imagem de marca desta banda.
Para vocês: Beyond Twilight - Shadowland

Um comentário:

  1. Deveras das melhores melodias que um vocalista criou... o refrão é demais

    ResponderExcluir