É impossível compreender a evolução que a música e em particular o Rock tiveram sem falar nos pioneiros que desbravaram o caminho nos anos cinquenta. Entre eles Chuck Berry, Little Richards, Jerry Lee Lewis, entre muitos outros.
Chuck Berry é um vocalista e guitarrista dos Estados Unidos da América, que numa época que ainda vivia sob o jugo da segregação racial em alguns estados, conseguiu atingir a aclamação nacional. Chuck Berry, um afro-americano foi um dos que levou o Rock até ao consumo de massas.
A nível musical Chuck Berry fez a fusão entre elementos de Blues e de Country que levaram ao Rock & Roll. A sua guitarra ritmada também é uma característica marcante para a história do Rock.
Nomes como Rolling Stones, The Animals, The Beatles confessaram-se altamente influenciados por Chuck, Keith Richards, com algum humor à mistura, até disse que se sentia envergonhado porque copiou os riffs de Chuck.
A figura de Chuck a tocar a sua guitarra, o seu "Duck Walk" e os seus passos diferentes também marcaram o início da era dos Guitar Heros, que teve em Chuck um dos seus percursores.
A discografia de Chuck Berry é muito extensa e a carreira de Chuck que começou em 1955 já está a caminho das sete décadas, uma longevidade sem precedentes.
A faixa "Johnny B. Good" é a mais famosa música de Chuck Berry, ela foi escrita em 1955 e foi lançada pela primeira vez por Berry em 1958. Esta faixa faz parte do álbum "Chuck Berry Is on Top" de 1959. "Johnny B. Good" é uma das faixas que ganharam mais covers ao longo da história, nomes como Judas Priest, Motörhead, Twisted Sister, The Rolling Stones, Santana e até mesmo Elvis Presley têm uma cover desta música.
Esta música tem umas das introduções mais conhecidas da história do Rock, onde Chuck já mostra a qualidade da sua guitarra. A faixa é dançante e muito contagiante, a voz de Chuck é quente e forte. O solo de guitarra é sensacional, dono de um feeling de Blues único e inimitável.
Para vocês: Chuck Berry - Johnny B. Goode
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário