terça-feira, 3 de novembro de 2009

Jethro Tull - Aqualung

Os Jethro Tull são uma banda de Rock Britânica. Com a sua formação em 1968 a banda já leva mais de quarenta anos de estrada, numa carreira longa e de sucesso, em especial nos anos setenta.
Os Jethro Tull para as gerações mais recentes ficam marcados como a banda que em 1989 ganharia o Grammy para melhor banda de Heavy Metal/Hard Rock, batendo contra todas as expectativas, os Metallica.
Os Jethro Tull musicalmente são uma banda difícil de caracterizar porque os seus elementos musicais são bastante variados, indo do Jazz ao Hard Rock, passando pelo Folk e pela música Clássica, sendo quase sempre caracterizados como uma banda de Rock Progressivo, o que eu acho correcto, devido à sua versatilidade. Os Jethro Tull são também os responsáveis pelo uso de flautas (icónica flauta de Ian Anderson) no Rock Pesado.
A banda é também marcante devido à dramaticidade conferida às suas actuações ao vivo, em especial pelo seu frontman/vocalista/guitarrista/flautista, Ian Anderson.
A faixa "Aqualung" é retirada do álbum com o mesmo nome, lançado em 1971. Este álbum foi o maior sucesso comercial da banda e provavelmente aquele que marca para sempre a banda na história da música.
A faixa "Aqualung" é um bom exemplo da diversidade sonora dos Jethro Tull, com diferentes secções dentro da música, que varia entre os riffs de guitarra eléctrica bastante pesados, cantados com uma voz ensandecida de Ian Anderson, passando por suites acústicas, que parece músicas de amor, onde Ian Anderson nos enternece com a emoção colocada na sua voz. Todos os arranjos da música são de extremo bom gosto, é ainda importante destacar a importância que o som do órgão Hammond tem na complexidade mas também na riqueza sonora que esta música tem.
Para vocês: Jethro Tull - Aqualung

Nenhum comentário:

Postar um comentário