domingo, 25 de abril de 2010

Def Leppard - Rock Of Ages

A história dos Def Leppard tem tanto de sucesso como de tragédia.
Esta banda de Hard Rock Britânica surgiu em Shefield em 1977 e em pleno surgimento da NWOBHM os Def Leppard foram colocados dentro desta corrente do Metal. Apesar disso o som da banda sempre foi muito mais melódico que o das outras bandas desta corrente.
Quando ainda era uma banda a iniciar-se a banda teve a oportunidade de ser banda de abertura de nomes como Ozzy Osbourne, Blackfoot, Ac/Dc e Ted Nugent. E foi precisamente enquanto banda de abertura que os Def Leppard impressionaram o produtor Robert John "Mutt" Lange que se tornou o produtor dos Def Leppard na sua fase mais clássica e de maior sucesso.
Os seus dois primeiros álbuns da banda "On Through The Night" de 1980 e "High N' Dry" de 1981 ainda são considerados de Metal (apesar de eu não achar) e a banda é a primeira de Heavy Metal a ter um videoclip tocado na MTV, no caso foi "Bring It On The Heartbreak". Após este álbum deu-se a primeira situação complicada vivida pela banda, o seu guitarrista solo Pete Willis foi substituído por Phil Collen devido aos seus problemas com alcoolismo.
Só com o terceiro álbum "Pyromania" de 1983 é que a banda assumiu realmente o seu lado Hard Rock e "deixou cair" a sua faceta Metal. Foi também com este álbum que a banda atingiu o Olimpo da aclamação popular. Após este álbum e em 1984 quando a banda se preparava para ser cabeça de cartaz no primeiro festival Rock In Rio, um grave acidente mudaria a vida de Rick Allen para sempre, nesse acidente o braço de Rick foi amputado. Apesar disso Rick e a banda não desistem e após um par de ano de testes Rick com uma bateria especial volta à banda e a banda volta a tocar em Donington em 1986.
Em 1987 é lançado o álbum "Hysteria" que leva novamente os Def Leppard ao topo, este álbum é quase uma best of, pois quase todas as suas faixas foram grandes sucessos na época.
Em 1991 nova tragédia assola a banda, o guitarrista Steve Clark morre devido a problemas de alcoolismo. A banda já estava a trabalhar num novo álbum e em 1992 é lançado "Adrenalize" tendo Phil Collen como guitarrista. Só após o álbum é que entra o substituto Vivian Campbell. Em 1993 sai o álbum "Retro-Active" e com este álbum estabiliza-se a formação da banda que dura até hoje. A banda é composta por Joe Elliot (voz) Vivian Campbell e Phil Collen (guitarras) Rick Allen (bateria) e Rick Savage (baixo).
A banda lançaria ainda mais cinco álbuns de estúdio que não teriam o mesmo impacto e alguns deles como "X" de 2002 e "Slang" de 1996 seriam mal recebidos pelos fãs porque acusavam a banda de se ter modernizado. O álbum "Euphoria" de 1999 foi melhor recebido e conseguiu alguma aceitação dos fãs. Em 2006 a banda lança "Yeah!" um álbum de covers das bandas que mais influenciaram os Def Leppard.
O último álbum lançado pela banda foi "Songs From The Sparkle Lounge" lançado em 2008.
O som dos Def Leppard é bastante variado, a banda ao longo dos seus mais de trinta anos de história experimentou várias abordagens, actualmente o som está Pop/Rock sem grande peso mas sempre com melodias marcantes. Mas a banda é conhecida pela sua faceta Hard Rock, onde o peso da guitarra era sempre marcante.
A faixa "Rock Of Ages" é retirado do "Pyromania" terceiro e segundo maior sucesso comercial da banda com vendas superiores a vinte milhões de cópias só superado pelo seus sucessor "Hysteria".
Esta faixa é um tema fortíssimo. A melodia é sempre marcada pela guitarra com um ritmo constante e forte. A voz de Joe Elliont é aguda e forte sem ser enjoativa. O refrão é poderosíssimo devido ao coro que a banda faz para acompanhar a voz principal.
Para vocês: Def Leppard - Rock Of Ages

Nenhum comentário:

Postar um comentário