domingo, 18 de abril de 2010

Van Der Graaf Generator - Darkness

Os anos setenta foram a época áurea do movimento do Rock Progressivo, durante esta época apareceram muitas bandas de excelente qualidade mas nem todas conseguiram atingir um nível de sucesso e de aclamação popular como Pink Floyd e Yes conseguiram.
Os Britânicos Van Der Graaf Generator foram um dos exemplos de banda de qualidade insuspeita mas que ficou sempre um passo atrás da aclamação que a sua qualidade faria supor.
A história da banda inicia-se em Manchester em 1967 e numa primeira fase dura até 1972, durante esta fase lançaram quatro álbuns de estúdio, o primeiro "The Aerosol Grey Machine" em 1969. A banda separa-se devido a problemas financeiros mas os seus elementos continuam a colaborar nas suas respectivas carreiras a solo. A segunda fase da banda, inicia-se em 1975 e dura pouco tempo, já que em 1978 e após varias alterações de membros a banda volta a separar-se. Neste período de três anos a banda parece em transe criativo já que lançam quatro álbuns de estúdio. Em 2003 a formação clássica da banda que contava com Peter Hammill (guitarra, teclado e voz), Hugh Banton (baixo e órgão) e Guy Evans (bateria), volta a reunir-se para apenas um concerto mas a química entre a banda ainda era enorme e eles resolvem reformar a banda e lançam dois álbuns de estúdio, "Present" em 2005 e "Trisector" em 2008.
O som da banda é variado, complexo, cheio de arranjos virtuosos e muito criativos.
A faixa "Darkness" é retirada do segundo álbum da banda, "The Least We Can Do Is Wave to Each Other" lançado em 1970.
Esta faixa tal como o próprio nome indica é sombria, cheia de texturas sonoras em tons baixos e arrastados. A faixa vai desde momentos em que quase só se ouve a voz e um ligeiro traço instrumental por trás, para logo em seguida aumentar o poder do som e a guitarra a tocar um riff pesado, acompanhado por teclados e por instrumentos de sopro como saxofone ou clarinete.
Para vocês: Van Der Graaf Generator - Darkness

Nenhum comentário:

Postar um comentário